Se navega na internet, certamente já se deparou com anúncios. Para alguns, são uma bênção; para outros, nem tanto. Os anúncios moldam a nossa experiência online, trazendo-nos informações que podem ser transformadoras. A verdade é que grande parte da nossa rede gira em torno deles: a publicidade paga.

 

Quando decidimos quem deve ter acesso aos nossos dados e hábitos, estamos a escolher quem nos fornecerá anúncios de qualidade, que satisfaçam as nossas necessidades ou apresentem novas oportunidades. Todos nós podemos anunciar algo – seja serviços, ofertas, empregos ou negócios. No nosso mundo moderno, temos diversas opções para captar a atenção das pessoas, mesmo que por breves segundos, para o que temos a oferecer.

 

Vivemos num momento em que o mercado de publicidade paga está bastante desenvolvido. As grandes empresas de tecnologia detêm uma vasta quantidade de dados dos seus utilizadores, e as práticas e ofertas estão avançadas. No entanto, há discrepâncias no mercado global, com alguns países mais desenvolvidos que outros, influenciando diretamente os custos dos anúncios. Em muitos sistemas, o preço dos anúncios é calculado por leilão; quanto mais concorrência por uma palavra-chave, maior o seu custo.

 

No entanto, o mercado português ainda é um mar azul, com muitos nichos de pouca concorrência e palavras-chaves mais acessíveis. Existe um vasto oceano de oportunidades para quem decide utilizar esta poderosa ferramenta, e é sobre isso que vamos falar.

 

Os custos para anúncios online estão crescendo

 

O mercado de anúncios digital em Portugal, esta por crescer 13% neste ano de 2024, este esta sendo um ano de performance positiva e crescimento para os anunciantes. O comércio cresceu 13%, a indústria alimentar aumentou o investimento em 25%, a indústria farmacêutica em 18%, os serviços e equipamentos de comunicação em 31% e, por último, a indústria automóvel investiu mais 45% do que em 2022. Em todos estes setores o valor investido em publicidade é o mais elevado dos últimos quatro anos. Após uma estagnação de vários trimestres, as vendas globais de publicidade da Google e Meta também aceleraram a partir do segundo trimestre observando-se um crescimento. Este crescimento hoje está sendo liderado pelas grandes indústrias do país que estão voltando cada vez mais seus orçamentos para internet, fazendo os custos dos anúncios crescerem.

trafego pago lisboa
Fonte: YUMI Multimeios /MediaMonitor (Valores de Tabela) Período: Jan/Jun Dados Trabalhados por: GM Intelligence; Os investimentos do meio Internet não incluem Google, Facebook ou Compra Programática

Apesar de todo este crescimento a realidade e que a grande parte dos negócios em Portugal ainda não anunciam, chegando a ter indústrias inteiras com custos de aquisição de clientes muito abaixo da média. A projeção e que cada vez mais negócios descubram e invistam em publicidade paga fazendo que os custos aumentem a cada ano. O fato e que a publicidade online ainda e acessível, trazendo muitos resultados para quem investe.

 

 trafego pago lisboa

Gestor de anúncios, oque faz um bom profissional.

 

Esta e uma nova profissão, o gestor de anúncios ou analista de paid performance, analista de média paga ou gestor de tráfego sendo um ótimo gestor deve ser estratega e analítico, capaz de identificar e segmentar o público-alvo com precisão. Ele deve dominar as ferramentas de gestão de campanhas, otimizar constantemente os anúncios para maximizar o retorno sobre o investimento, e manter-se atualizado com as tendências do mercado e mudanças nas plataformas de publicidade.

Além disso, é essencial que tenha habilidades de comunicação para interpretar dados e apresentar resultados de forma clara e convincente.

O mercado ainda esta formando grandes gestores que crescem conforme a suas experiencias e resultados, por ser de certa forma uma das profissões novas com o crescimento da internet a uma grande quantidade de profissionais em desenvolvimento, os melhores alem do entendimento base da utilização das plataformas de anúncios possuem um background publicitário, e conhecem estratégias consolidadas que vem dês do marketing por correspondência, ser um profissional de sucesso nesta área incluem uma grande gama de habilidades e conhecimentos sobre o comportamento humano que vão alem do básico.

Quanto eu devo investir em anúncios

 

Toda empresa, seja pequena, média ou grande, deve ter um orçamento organizado para publicidade. Acredite, isso é crucial para o sucesso do seu negócio! A publicidade é o motor que atrai clientes e impulsiona o crescimento. Ao calcular os investimentos e custos do seu negócio, é essencial reservar um valor mensal para esta engrenagem vital.

 

Independentemente do montante que investir, o importante é obter resultados e fazer da publicidade a peça central do seu desenvolvimento. Definir metas claras e acompanhar o progresso, juntamente com um plano estratégico bem elaborado, conduzirá ao sucesso.

 

Existem inúmeras possibilidades e métodos para alcançar o seu cliente ideal: campanhas de baixo custo ou mais robustas, anúncios, flyers, rádio, jornal, TV, redes sociais – hoje tem uma vasta gama de opções para atingir o seu público. É fundamental analisar e entender de onde vêm os seus resultados, permitindo-lhe criar a sua própria fórmula do sucesso.

 

Anúncios Pagos

Como aproveitar todo seu investimento em anúncio

A palavra-chave é LTV (Lifetime Value). Em resumo, o LTV mede o valor financeiro de um cliente ao longo do tempo, ajudando as empresas a tomar decisões mais informadas e eficazes.

Toda estratégia de anúncios deve focar no LTV, para otimizar e re-alocar os recursos investidos ao longo do tempo. Para isso, deve investir numa estrutura digital bem construída, com uma boa captação de leads orientada ao e-mail marketing, oferecendo valor aos clientes que já possui e criando ofertas irresistíveis. Cada clique é uma oportunidade única de contacto com o utilizador e o tempo deste é valioso, devendo perceber o valor da sua oferta em segundos para captar a sua atenção.

O maior ativo da sua empresa é a sua base de leads, as suas listas de contactos. Invista na construção e manutenção dessas listas, uma vez que são essenciais para o sucesso contínuo. Utilizar ferramentas de CRM para gerir as relações com os clientes e implementar estratégias de fidelização pode aumentar significativamente o LTV. Lembre-se, uma base de clientes satisfeitos e fidelizados é a chave para um crescimento sustentável e lucrativo.

Anúncios funcionam para todos?

Os anúncios funcionam para aqueles que sabem o que estão a fazer, com uma estratégia bem definida, um orçamento organizado, uma compreensão clara do LTV (Lifetime Value) e uma estrutura digital alinhada com essa estratégia.

Sem exceções, investir em anúncios deve ser feito de forma adequada, consciente e objetiva. Além disso, é crucial monitorizar e analisar continuamente os resultados das campanhas publicitárias, ajustando as estratégias conforme necessário para garantir o máximo retorno. A utilização de ferramentas de análise e a adaptação às mudanças do mercado são essenciais para o sucesso contínuo das campanhas de anúncios.

Em resumo, anunciar é um ótimo negócio; além disso, você pode escalar a sua oferta e multiplicar os seus ganhos. No entanto, isso deve ser feito de forma consistente e profissional, seguindo as boas práticas e a estratégia adequada à sua oferta.

 

trafego pago portugal lisboa, Anúncios Pagos
portugal

Deixe um comentário